O que estou falando e o que estão ouvindo?


O mundo do trabalho utiliza-se do termo Feedback com certa frequência. Quantos de nós já demos ou recebemos um feedback como gestores ou equipe? Este processo é bastante usual nas empresas e, muitas vezes, mal aproveitado por quem dá e por quem recebe. Por quê? 
Antes precisamos retomar o objetivo desta ferramenta que trata-se de fornecer elementos a quem esta recebendo a informação para reavaliação de seus processos de trabalho e desempenho potencializando a correção no próximo desempenho. 

O que faz este processo ser frustrante ou dar errado? 

Cinco elementos são determinantes para um mau Feedback:

1) Despreparo do gestor quanto ao conhecimento global do processo executado; permanecendo nos erros e não nos acertos. 

2) Nível de expectativa alto do gestor quanto a capacidade de execução de sua equipe ou membro da equipe.

3) Reuniões agendadas em momentos críticos e de emoções alteradas.

4) Desconhecimento das questões e dificuldades pontuais que possam afetar um membro da equipe ou a própria equipe (situações vinculadas aos círculos pessoais e sociais).

5) Clima organizacional ruim.

Um pacote complexo, certamente. Contudo, possuí soluções práticas e de fácil acesso. O gestor atual precisa envolver-se com o clima de sua organização, trazer satisfação e colaboração para equipe depende disto também. A lealdade de um funcionário já não depende tanto de salário ou benefícios, pois, as empresas procuram trabalhar de maneira semelhante cumprindo leis que as organizam.Gerir exige conhecimento e vontade de conhecer seu semelhante, não para culpá-lo. Erros são feitos para sinalizarem novos caminhos não acusações. 
Para finalizar, deixo a ilustração do Ciclo PDCA, uma boa maneira de pensar em equipe na hora de dar e receber feedback. Sempre lembrando não estamos julgando pessoas e sim avaliando atitudes e desempenhos a serem melhorados. Boa reflexão!




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