Gentileza no trabalho
O nosso quotidiano não tem nos permitido usar a cordialidade com nossos colegas de trabalho. Temos sempre muitos compromissos, a velocidade de respostas a demandas familiares, financeiras, relacionais e tantas outras nos impedem de um "Bom dia" com olhos voltados ao interlocutor. Por que isto é importante? O exercício da gentileza traz uma formação de hábito e este, por sua vez, gera o cuidado.
Cuidar, também é sentir a problemática do meu colega como pertencente a um contexto que me atinge diretamente. O clima de trabalho configura-se por meio do nível de empatia e afetividade das pessoas que formam uma equipe. A afetividade no trabalho é significativa sim! As emoções não são descartáveis, porém, são educáveis. Quando sabemos que estamos "educados" no contexto organizacional;
- Reconhecendo um problema gerado por um colega não reajo imediatamente ao tomar consciência do mesmo;
- As respostas que acontecem a partir do conhecimento do problema não são sintomáticas, ou seja, raiva, discussões ou grosserias;
- A partir da questão consigo vislumbrar saídas cordiais que não me prejudiquem e não sejam geradoras de desgastes para outros colegas ou parceiros não envolvidos no problema.
Daniel Goleman em suas reflexões sobre Inteligencia Emocional no Trabalho trouxe ao mundo das organizações sociais perspectivas importantes para nossa evolução pessoal e profissional. O QE (quoeficiente emocional), não descarta outros fatores para termos êxito em nossas ações ou parcerias profissionais. Golemam comenta ser a inteligencia emocional importante mas, se associada a outros elementos, como formação, valores e princípios, ética, família e muitos outros.
As emoções bem estruturadas são parceiras na evolução e não tornam-se obstáculos para o crescimento individual ou do grupo. O elemento gentileza é uma prática possível, que se estimulada pelas empresas facilita a aprendizagem para todos.
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