Sobre vencedores
Nesta semana uma palestra muito especial foi proferida aqui em nossas cidades pelo consultor Bernt Entschev comentarista da RPC TV do Bom Dia Paraná, do quadro Talento em Pauta. Ao iniciar sua fala, desligou o laptop, deixou as apresentações formais de lado e contou-nos sobre a vida, em especial, sua vida. Uma história com todas as características de um líder considerando-o como uma pessoa que deseja deixar um legado. Refleti sobre sua apresentação e algumas conclusões especiais são destacadas aqui;
1) Grandes homens sabem perceber pequenos detalhes. O interesse em formar algo especial, construir uma empresa, fazer a diferença pode ser o foco e manter a cadencia dos passos, porém, nos detalhes os grandes homens perseveram. Afinal enxergam algo onde ninguém mais percebe. Há uma "super oito" no olhar. Enxergar a vida com uma lente especial, quase cirúrgica faz toda a diferença! Os caminhos são alternativos quando os normalmente aceitos não são abertos. Portanto as adversidades grandes ou pequenas são superadas apesar dos sacrifícios impostos.
2) Um vencedor ama por isto vence. Ama a si mesmo e aquilo que deseja, por isto, considera seu entorno. Preserva o que tem, valoriza aquilo que conquista e não deixa de proteger seus entes queridos, sua casa, seus amigos e até mesmo aquilo que sente suas emoções são fonte de inspiração e também são protegidas.
3) Um vencedor volta atrás, reavalia e tem a mesma motivação inicial para começar quantas vezes forem necessárias. Voltar não é retroceder, arrepender-se ou culpar-se, voltar é rever caminhos e possibilitar novos ajustes.
4) Um vencedor compartilha com o coração porque sabe que se faz na partilha o grande milagre da multiplicação. E finalmente minha conclusão;
5) Um vencedor não espera recompensa, ele faz porque ama praticar seu dom, ele realiza-se e recria-se cumprindo seu propósito. Isto o torna vencedor porque assume seu dom, sua potencialidade e vive em plenitude.
Cristiane França
Psicóloga UFPR, Especialista em Psicologia do Trabalho UFPR
Mestre em Educação PUCPR
Comentários
Postar um comentário