As cinco “disciplinas” para fomentar a cultura de aprendizado
Para criar uma Organização de
Aprendizagem, Peter Senge recomenda aos altos executivos construir uma base de
propósitos e valores fundamentais para a organização, criar processos de
aprendizagem efetivos e desenvolver políticas orientadoras para o negócio. Além
destas sugestões, Senge propõe a prática do que ele chama de “disciplinas”, que
podem servir de um guia de cultura de aprendizado para transformar qualquer
empresa em uma Learning Organization.
#1 Formação, desenvolvimento e domínio pessoal
Consiste em “esclarecer e
aprofundar a visão pessoal continuamente, concentrar energias e desenvolver a
paciência”, explica ele. Dois fatores importantes nessa disciplina são: definir
o que é importante e ser capaz de ver a realidade como ela é.
#2 Compreensão dos modelos mentais
Os modelos mentais incluem as
presunções e generalizações que influenciam as práticas da empresa. Senge
sugere diminuir a influência da hierarquia oficial e promover honestidade,
extinguindo os “jogos de poder”. Promover a reflexão coletiva sobre eles é o
primeiro passo para transformá-los.
#3 Visão compartilhada
Expressa-se na disseminação da
visão da organização. Desta forma, segundo o cientista, os funcionários vão
querer participar do desenvolvimento dos processos para alcançar o objetivo.
Assim, “as pessoas não jogam de acordo com as regras do jogo, mas se
responsabilizam pelo jogo”, diz Senge.
#4 Aprendizado em grupo
“O aprendizado em grupo começa
com o diálogo, a capacidade dos membros de uma equipe de acabar com as
suposições e pensar, genuinamente, em conjunto”. Esta disciplina é importante
porque o trabalho em equipe leva a resultados que, sozinhos, os funcionários
não conseguiriam alcançar. As duas principais práticas desta disciplina são o
diálogo e a discussão.
#5 Pensamento sistêmico
Por último, o pensamento
sistêmico, alicerce da Learning Organization”. Basicamente, é a compreensão
interdisciplinar dos sistemas que envolvem uma organização. Consiste no
entendimento da interdisciplinaridade das relações que estruturam os processos,
e suas consequências.
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