As cinco “disciplinas” para fomentar a cultura de aprendizado




Para criar uma Organização de Aprendizagem, Peter Senge recomenda aos altos executivos construir uma base de propósitos e valores fundamentais para a organização, criar processos de aprendizagem efetivos e desenvolver políticas orientadoras para o negócio. Além destas sugestões, Senge propõe a prática do que ele chama de “disciplinas”, que podem servir de um guia de cultura de aprendizado para transformar qualquer empresa em uma Learning Organization.

#1 Formação, desenvolvimento e domínio pessoal
Consiste em “esclarecer e aprofundar a visão pessoal continuamente, concentrar energias e desenvolver a paciência”, explica ele. Dois fatores importantes nessa disciplina são: definir o que é importante e ser capaz de ver a realidade como ela é.
#2 Compreensão dos modelos mentais
Os modelos mentais incluem as presunções e generalizações que influenciam as práticas da empresa. Senge sugere diminuir a influência da hierarquia oficial e promover honestidade, extinguindo os “jogos de poder”. Promover a reflexão coletiva sobre eles é o primeiro passo para transformá-los.   
#3 Visão compartilhada
Expressa-se na disseminação da visão da organização. Desta forma, segundo o cientista, os funcionários vão querer participar do desenvolvimento dos processos para alcançar o objetivo. Assim, “as pessoas não jogam de acordo com as regras do jogo, mas se responsabilizam pelo jogo”, diz Senge.
#4 Aprendizado em grupo
“O aprendizado em grupo começa com o diálogo, a capacidade dos membros de uma equipe de acabar com as suposições e pensar, genuinamente, em conjunto”. Esta disciplina é importante porque o trabalho em equipe leva a resultados que, sozinhos, os funcionários não conseguiriam alcançar. As duas principais práticas desta disciplina são o diálogo e a discussão.  
#5 Pensamento sistêmico
Por último, o pensamento sistêmico, alicerce da Learning Organization”. Basicamente, é a compreensão interdisciplinar dos sistemas que envolvem uma organização. Consiste no entendimento da interdisciplinaridade das relações que estruturam os processos, e suas consequências. 

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