Plano Feminino - Ana Paula Passarelli



Contamos inúmeras histórias sobre mulheres que colocaram seu planos em ação, para ajudar mais e mais mulheres a se inspirarem e irem atrás dos seus sonhos. Muitas pesquisas mostram que nós não nos damos a chance de pensar grande e correr atrás do que queremos. Eu quero acreditar (e te ajudar a entender isso) que quando uma mulher decide tirar seus Planos do papel, o mundo que se prepare, porque ela vai provocar grandes mudanças nas pessoas a sua volta, na forma como elas levam suas vidas e claro, em si mesma.
Mas nem todas as mulheres entendem o poder que elas têm dentro de si e como podem ser uma grande agente de mudanças. Muitas vezes esperamos meses ou mesmo anos, para que alguém olhe o que estamos fazendo e diga que está bom para ficarmos felizes. Isso se parece com você? Então pare de fazer isso com você mesma!
Essa semana li um livro chamado Playing Big da Tara Mohr, que fala exatamente sobre isso, sobre como devemos aprender a pensar e entrar no mercado para vencer com nossos Planos e não para se acomodar. Tara fala em seu site sobre os dez princípios da mulher que acredita nos seus Planos e quer fazer acontecer. Olha só:
1 Faça um pacto com você mesma.
“Que você é o único representante do seu sonho na face da terra. Se isso não fizer você correr, chapa, eu não sei o que vai.”
Esse verso de “Levanta e Anda”do Emicida, fala exatamente sobre isso. Ninguém vai construir o que você quer por você. Ninguém vai ser capaz de compreender completamente seu Plano. As almas mais surpreendentes vai aparecer para animá-la ao longo do caminho, mas este é o seu Plano. Seu Plano é o seu melhor amigo.
2 Imagine-o.
O que faz um olhar brilhar para você? Como é a carreira incrível que você deseja ter? Qual é o Plano que você nem pensa em tirar do papel de tão louco e irreal? Comece imaginando isso. Esse é o início de realizá-lo.
3 Suspire.
Comece a fazer coisas que façam você suspirar. Se você não trabalha com o que ama (ainda), comece a fazer coisas que te deixem mais relaxada. Procure mudar seu jeito de pensar sobre o trabalho ou mesmo mude de emprego. Tem medo? Todas temos. Estamos falando dos seus Planos, você não vai querer tirá-los do papel se não consegue suspirar com o que faz.
4 Crie calos.
Quando você assume riscos, você poderá ser aplaudida, e, às vezes, as pessoas vão jogar tomates. Você consegue pensar em qualquer líder que você admira, que não tem fãs entusiasmados e críticos severos? Acostume-se com vitórias e derrotas, louvor e comentários negativos nas mídias sociais. Trabalhe para se desapegar da necessidade de ser “uma pessoa amada” e passe a ser conhecida como “uma pessoa inspiradora”.
5 Não seja tão cuidadosa.
Nao tenha medo de falar o que pensa, de ser quem você é. O mundo precisa de mais mulheres que não sejam tão cuidadosas com as palavras. Às vezes, somos cuidadosas demais a ponto de não conseguirmos ser diretas com o que queremos. Ter discernimento é diferente de dar voltas para falar sobre algo. Então, chega de medo!
6 “Eu ainda não estou pronta.” E quem está?
Nós gostamos dos detalhes, cuidamos de cada parte do nosso Plano para que ele seja perfeito. Mas cuidado, enquanto você está esperando seu Plano ficar pronto, outra pessoa está apresentando uma ideia similar, recebendo aumentos e vendo seus Planos ganhando vida no mundo.
7 Não espere um Oscar.
Não espere para ser elogiada, abençoada ou validada. Não espere alguém para lhe dar permissão para liderar. Não espere alguém convidá-la para compartilhar o que pensa. Ninguém vai descobrir você assim. (Bem, na verdade, eles vão, mas, paradoxalmente, só depois que você começou com ousadia e consistentemente pisar em liderança, compartilhando a sua voz, e fazer as coisas que assustam o inferno fora de você.)
8 Filtre os conselhos.
A maioria das mulheres inspiradoras são humildes e abertas a orientação. Queremos reunir feedback e aconselhamentos. Tudo bem, mas reconhecemos que algumas pessoas não vão entender o que estamos fazendo (muitas vezes, porque você está dizendo algo novo e à frente do seu tempo). Algumas pessoas podem achar que você está maluca. Alguns se sentem até ameaçados. Outros vão querer fazer com o seu Plano só o que for interessante ou útil para eles. Então tente interpretar o feedback com cuidado. Conselhos devem testar e avaliar os resultados, ao invés de te atacar.
9 Recuperar e restaurar.
Muitas vezes fazemos coisas para nos se sentirmos seguras e acolhidas. Desabafe com os amigos quando você precisar. Reconheça erros, acontece, não somos perfeitas. Apesar de estar fazendo tudo o que pontuamos acima, às vezes é bom voltar, rever e recomeçar, como lições de inglês.
10 Que outras mulheres saibam.
Conte seus Planos para outras mulheres. Chame-as para ajudá-la a colocar seu Plano em prática. Cuidado com o pensamento “Mas eu tive que lutar e sofrer muito para chegar até aqui … elas devem ter de sofrer também.” Acredite, você pode ter um Plano incrível, mas sozinha você não empodera ninguém e nem poderá ser emporedada.



Comentários

Postagens mais visitadas